sexta-feira, 16 de abril de 2010

DIA 3 FILME 3


ADAM
(Título em inglês: ADAM , Elenco: Hugh Dancy,Rose Byrne,Peter Gallagher,Amy Irving,Frankie Faison. Direção: Max Mayer, Ano: 2009, EUA- Drama/Comédia)

Eu sou PILOTO, aprendo com as pessoas que me ensinam sobre o AMOR.

"Meu livro infantil favorito é sobre um pequeno príncipe que veio à Terra de um asteróide distante. Ele encontra um piloto cujo avião caiu no deserto. O pequeno príncipe ensina muitas coisas ao piloto, principalmente sobre o amor. Meu pai sempre me disse que eu era como o pequeno príncipe. Mas depois que eu conheci ADAM, percebi que eu era o piloto."


UM filme que começa dessa forma, é muito improvável que seja ruim. Meu filme de hoje é tocante e diferente. Conta a hostória de ADAM, um homem de 30 anos que é portador da Síndrome de Asperger (O síndrome de Asperger ou o transtorno de Asperger ou ainda Desordem de Asperger é uma síndrome que está relacionada com o autismo, diferenciando-se deste por não comportar nenhum “atraso ou retardo global no desenvolvimento cognitivo ou de linguagem” Alguns sintomas desta síndrome são: dificuldade de interação social, falta de empatia, interpretação muito literal da linguagem, dificuldade com mudanças, perseveração em comportamentos estereotipados. No entanto, isso pode ser conciliado com desenvolvimento cognitivo normal ou alto.
Alguns estudiosos afirmam que grandes personalidades da História possuíam fortes traços da síndrome de Asperger,como os físicos Isaac Newton e Albert Einstein, o compositor Mozart, os filósofos Sócrates e Wittgenstein, o naturalista Charles Darwin, o pintor renascentista Michelangelo, os cineastas Stanley Kubrick e Andy Warhol e o enxadrista Bobby Fischer.)
Desculpa, mas acho importante essa informação para falar sobre o personagem do filme.
Desses sintomas, Adam se caractereza pela extrema inteligência, e pela dificuldade em se relacinar, ah, e pela interpretação literal da linguagem.
Doce, ingênuo, acaba se envolvendo com sua vizinha BETH, que sonha em se tornar escritora infantil. O filme tem momentos mágicos, como a visitação ao Central Park tarde da noite para a espreita de uma família de guaxinins (que por sinal é um bichinho fofo), e que traz a frase forte: "Aqui não é o HABIT deles, mas eles estão aqui, eles estão aqui."
Às vezes, me sinto essa família de guaxinins, estou no mundo, mas não sei porque não o considero minha casa, principalmente quando vejo as injustiças, a violência, quando a crueldade humana é tão maior.
O filme é um grande relato apaixonante sobre o amor, as pessoas diferentes que nós excluímos das nossas vidas, por acharmos que elas não tem nada para oferecer, o que na verdade é uma inverdade(foi mal, pelo trocadilho),e de repente essas pessoas nos ensinam tanto, e nos dão tantas coisas que nos desarmam e a gente se surpreende.
Vocês já observaram o espaço? Sabem como ele se forma?
Não me estenderei mais, mas vou parafrasear novamente o filme, como fiz no início, e colocar o diálogo entre mãe e filha, os detalhes, vocês terão quando assistirem:
" ...- Mãe, nunca teremos um momento em que olharemos olho no olho e saberemos o que a outra pessoa está sentindo. Essa idéia nem faz sentido para ele. Ele nunca me disse que me ama. Não sei o que significaria para ele se ele dissesse.
- Se SENTIR AMADO é importante, mas AMAR, minha garota preciosa, É A NECESSIDADE..."


E isso basta!
Até amanhã!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário